Nascida
em Natal/RN no dia 21 de setembro de 1918, Albertina Guilherme Trigueiro, mais
conhecida como Bertha Guilherme, foi biblioteconomista, filósofa e professora.
Pertencente a uma tradicional família natalense, Bertha Guilherme distinguiu-se como uma inteligência brilhante, sendo referência como
intelectual na década de 40. Após concluir o curso de contabilidade no Colégio Imaculada Conceição, foi estudar no Rio de Janeiro, então capital federal, onde formou-se em Biblioteconomia e em Filosofia, pela Faculdade Nacional de Filosofia.
Regressando a Natal, passou a lecionar História Geral e Filosofia no curso científico (Ensino Médio) do Ateneu norte-rio-grandense, sendo muito respeitada pelos alunos, que sempre a escolhiam como paraninfa das turmas concluintes. Ministrou aulas de português na Escola Normal de Natal e também instalou um concorrido Curso do Artigo 9, destinado a suplementar o curso ginasial da época.
Militante da Ação Católica, desenvolveu seu intenso trabalho de ação social e intelectual, sendo, juntamente com Dom Nivaldo Monte, Aluízio Alves e Otto Guerra, fundadora da Escola de Serviço Social de Natal, estabelecimento de ensino superior na formação de Assistentes Sociais, pioneiro no Norte e Nordeste do Brasil.
FONTE
-INTERNET

Nenhum comentário:
Postar um comentário